PT

2024

 
Arquipélagos
Sinopse

"No pensamento continental (...) pensamos que vemos o mundo como um único bloco, uma massa, uma projeção, uma espécie de síntese imponente, como uma vista aérea planando sobre as configurações de paisagens e relevos. Com o pensamento arquipelágico, mergulhamos na paisagem (...) não nos esquecemos de nenhum desses rios selvagens, sujos e secos, cujas águas turbulentas oferecem refúgio a uma quantidade de criaturas, protegidas ou ameaçadas pela perdição. A expressão “agir localmente, pensar globalmente” (detalhe versus totalidade) (...) leva-nos a pensar não no mundo, que teria trazido de volta a ideia de conquista e dominação, mas com o mundo – em termos de relações e equivalências (de diferença). O local é essencial.”

Édouard Glissant

 

 

Inspirado pelo pensamento de Édouard Glissant, Arquipélagos é um espetáculo em criação, que cruza os domínios do teatro e da música com a topografia e biologia. Reúne-se uma equipa artística multidisciplinar, o grupo coral Outra Voz e conta também com a presença de investigadores do CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia e da Universidade de Évora.

 

Partimos para esta criação procurando e promovendo, no encontro entre pessoas, a ativação de curiosidades e pontos de vista sobre relações e interdependências que fazem o ecossistema, do qual somos parte e tecido vivo. Em Arquipélagos, provocamos encontros e ativamos a atenção para vínculos e copresenças que existem “no”, “com” e “para além” do espaço urbano, reconfigurando, a partir da tensão entre experiência diária e visão utópica, processos de comunicação intra e inter-espécies. Propomos assim perspetivas para um quotidiano que se quer “com” e não apenas “para”, na experiência de um ecossistema regenerativo e não extractivista.

 

O projecto concretiza um conjunto de ações que relacionam investigação, criação e mediação, aprofundando no contexto prático dos diferentes formatos (percursos na paisagem, encontros e laboratórios), as relações e aproximações entre seres humanos, oralidade e paisagem, buscando revelar, inspirar e escrever (ou ressoar) outras narrativas regenerativas.

Ficha Técnica

Direção Artística Catarina Lacerda

Investigação e Escrita Catarina Lacerda, Diogo Liberano, Gonçalo Mota e Rodrigo Malvar

Intérpretes Catarina Lacerda, Rodrigo Malvar e artistas convidados

Acompanhamento Hugo Cruz e investigadores CRIA

Espaço performativo Fernando Almeida

Desenho de Luz Mariana Figueroa

Composição Rodrigo Malvar

Gravação e Masterização Rodrigo Malvar e Quico Serrano

Direção de Produção Paula Silva

Produção Executiva Ana de Sousa Vieira

Comunicação Ana Maria Dinis

Estreia e reposições

9 a 11 Fevereiro 2024 | Residência de criação I - Percursos na paisagem @ Laboratório da Paisagem, Creixomil, Guimarães

Inline popup