PT
 

O Frio

O Teatro do Frio - Pesquisa Teatral do Norte, CRL (TdFrio), é um colectivo de pesquisa, criação e produção teatral oficialmente constituído em 2005.

As atividades de produção, formação, acolhimento e edição acontecem em estrita relação com o âmago da nossa missão: a pesquisa teatral como processo de criação artística e veículo de (re)definição estética.

Desde 2013 investiga limiares e zonas de contacto entre os processos de criação teatral e a arte sonora, a acústica, a dança e a escrita composicional. Nesta premissa, tem aprofundado o investimento na criação de espetáculos, onde intérprete e palavra emergem da investigação sistemática em torno das relações emoção, ação, pensamento e donde a escrita dramatúrgica/composicional acontece a partir de uma gramática própria que relaciona voz, corpo, espaço e som.

Concebendo a criação artística como uma forma peculiar de diálogo interpessoal, o TdFrio promove o cruzamento entre diferentes criadores, investigadores e práticas artísticas e epistemológicas.
Concebeu e produziu 33 criações, em cooperação com diferentes parceiros de âmbito local, nacional e internacional, das quais, Retalhos (2008) e Cruzadas(2011), com o apoio pontual da DGArtes/MC. No ano de 2013 e nos biénios 2015/17 e 2018/2019 teve apoio sustentado à atividade.

A direção artística partilhada, é fruto de discussão e reflexão ativa entre membros e fundadores, que se tornam corresponsáveis pelo delinear das linhas orientadoras plurianuais.

Quem Somos

Catarina Lacerda
atriz, co-direção artística, direção de produção
José Eduardo Silva
ator, co-direção artística, investigador
Rodrigo Malvar
ator, co-direção artística, artista sonoro
Rosário Costa
atriz, co-direção artística
Susana Guiomar
designer, co-direção artística, figurinista