PT

2020

 
ECO
Reverberações no Vale do Minho
Sinopse

 Os limites do meu corpo determinam o lugar que ocupo?

Onde estou, sou? Onde sou, estou?

 

Qualquer território compreende uma história e uma vida compostas de facetas mais ou menos visíveis, vivenciadas mais ou menos conscientemente pelos humanos e mais que humanos, que o habitam. A essas facetas chamamos ecos.

Eco não se trata de algo que se esgota na ideia de repetição, mas antes um lugar que congrega ideias, intenções, impressões, gestos, memórias e sensações sobre coisas que se prolongam no tempo, se manifestam e contribuem para a história atual de cada indivíduo e de cada território.

 

Reverberamos no território ou somos a reverberação do território?

Escutaremos e investigaremos relações de interdependência entre nós, equipa TdFrio e Comédias do Minho, entre nós comunidade dos humanos e o território. Expostos ao Minho – ora em sala de ensaios, ora em caminhadas – escutaremos sons, sopros, falas, gestos, interjeições, esgares, clima. Expostos ao encontro e ao convívio com os elementos humanos e mais do que humanos, deixarmo-nos-emos vibrar com e por eles, tomando esse conjunto de impressões como ponto de partida à criação.

Desses encontros resultarão, a par dos espetáculos em devir, conteúdos em diferentes formatos, para partilha na Rádio Comédias do Minho. Entrevistas, testemunhos, registos áudio; composição de paisagens sonoras, decorrente (ou não); das recolhas feitas no território; partilha de textos; entre outros.

 

Haverá também uma oficina pensada para contexto escolar que viajará pelos 5 concelhos e que verte para a sala de aulas intencionalidades e práticas artísticas que nos mobilizam.

 

Ficha Técnica

Direção Artística e Composição Musical: Rodrigo Malvar Direção Artística e Dramaturgia: Catarina Lacerda Assistente de Encenação: Carina Ferrão Co-criação: Joana Magalhães, Luís Filipe Silva, Maria Luís Cardoso, Rui Mendonça, Sara Neves Interpretação: Joana Magalhães, Maria Luís Cardoso, Rui Mendonça, Sara Neves Formadora: Anna Zubrzycki Produção Executiva: Natasha Bulha Costa e Pedro Morgado Coprodução: Comédias do Minho e Teatro do Frio

 

 

Oficina em coordenação com o projecto pedagógico

Concepção e Orientação: Rosário Costa

 

Apresentações Intercalares em Março - CANCELADAS

12+13 | Vila Nova de Cerveira 

14+15 | Paredes de Coura

19+20 | Melgaço

21+22 | Valença

27+28 | Monção

Inline popup