PT

2019

 
PESQUISA EXPERIMENTAÇÃO REFLEXÃO .2
Ensaiar a Arte e Ciência para religar natureza e cultura
3 de Maio | Sala de Vidro do Teatro Carlos Alberto | Porto
Descrição

Na tradição ocidental, o conceito de Cultura é uma originalidade humana. Uma busca de liberdade, que vai sendo construída como resultado de um esforço de subtracção ao determinismo das forças da Natureza. Com esse intuito, o impacto da intervenção dos seres humanos na transformação do mundo, em prol do seu próprio bem-estar, tem sido progressivamente crescente. Até hoje, o mundo natural foi sempre capaz de absorver o impacto descuidado e, frequentemente, abusivo, da acção humana. Contudo, sobretudo a partir da revolução industrial, este tipo de desenvolvimento da cultura humana, não tem sido possível senão à custa de uma crescente saturação e esgotamento, com repercussões em todas as áreas da vida. Durante este mesmo período a ciência, na procura de compreender o mundo através da convergência de significados, tem dominado a tecnologia; enquanto a arte, que abraça a multiplicidade e a divergência, adereçando eficazmente a nossa vida emocional, tem sido desvalorizada. A Ciência e a Arte foram, em tempos, grandes colaboradoras e, pelo menos para algumas maneiras de pensar e fazer, não se encontram de todo separadas uma da outra. Poderão as artes e as ciências construir associações que contribuam para o surgimento de modelos mais viáveis para a construção da cultura humana?

Foi a partir desta pergunta de base que, em 2017 o Teatro do Frio, em articulação com a  (FPCEUP), o Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, o Centro de Estudos Humanísticos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho e a Direção-Geral das Artes, promoveu o I Encontro Internacional CULTURA/NATURA no Antropoceno.Tendo em conta a grande abertura de possibilidades heurísticas que este encontro proporcionou, concretizamos um dos seus objectivos nesta edição com a publicação dos resultados artísticos e científicos, que emergiram deste evento.

 

 

Disponível através do email: teatro.do.frio@gmail.com

Ficha Técnica

Textos de Alison Neilson, José Eduardo Silva, Andrea Inocêncio, Rita São Marcos, Flávia Liberman, Marina Guzzo, Conrado Federici, Elizabeth Lima, Maria Ilhéu e Mariana Valente, Victoria Bragatto Rangel Pianca, Luciana Vieira Caliman, Janaína Mariano César, Merielli Campi Partelli, Alana Araújo Corrêa Simões, Anita Fernandes, Luana Gaigher Gonçalves, Cláudio da Silva, Raquel Felgueiras, Carla Cabral, Hugo Paquete, Rodrigo Malvar, Catarina Lacerda, Rosário Costa e Filipe Lopes

Inline popup